logo-ciaambiental

Cia Ambiental participou da III Conferência Nacional de PCHs e CGHs

Entre os dias 8 e 10 de maio, a Cia Ambiental esteve presente na III Conferência Nacional de PCHs e CGHs, que aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba.

O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH) e teve o apoio da Prefeitura de Curitiba.

Durante os três dias da conferência foram expostas inovações na área das pequenas centrais hidrelétricas  e centrais geradoras hidrelétricas, além de discutidas as tecnologias e questões de licenciamento e da gestão desses empreendimentos.

O diretor da Cia Ambiental, Pedro Dias, foi instrutor do workshop Aspectos Socioambientais, Culturais e Históricos de PCHs e CGHs, ao lado de Gleyse Gulin, Diretora de Assuntos Ambientais da ABRAPCH, e de Adriana Coli, da Coli Advocacia. Também foi o moderador, no último dia do evento, da palestra Políticas Públicas para o Fomento de PCHs e CGHs.

Programação

A 3ª edição da Conferência Nacional de PCHs e CGHs ofereceu aos participantes workshops, sessões executivas e plenária, abordando segurança de barragens e previsibilidade de acidentes, projeções econômicas para o setor e leilão de energia, licenciamento e gestão sócio ambiental, comunidades vizinhas, financiamentos e captação de recursos, além das políticas públicas para o fomento de PCHs e CGHs.

Um dos pontos discutidos foi o licenciamento ambiental como um dos principais entraves dos empresários que atuam no setor elétrico, especialmente nas PCHs e CGHs. Um levantamento da Abrapch mostrou que o processo costuma levar 9 anos, de acordo com informações obtidas em 81 hidrelétricas licenciadas de 1992 a 2013.

Outra questão também trazida à conferência foi a abertura de uma consulta pública, nas próximas semanas, pela Agência Nacional de Energia Elétrica para identificar questões regulatórias que precisam ser aprimoradas para incorporar no parque gerador brasileiro os projetos híbridos, que somem os pontos fortes para suprir carências, dos modais hidráulico, eólico e solar.

Inaugurações

A 3ª edição da Conferência Nacional de PCHs e CGHs em Curitiba marcou ainda o lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista em Defesa das PCHs e CGHs, na Câmara Federal, e do Bloco Parlamentar das Energias Renováveis, na Assembleia Legislativa do Paraná.

Já a cidade de Curitiba ganhou, como doação da ABRAPCH, uma central geradora hidrelétrica que, com 30 kilowatts de energia, que vai garantir toda a iluminação do Parque Barigui, um dos cartões postais do município. A turbina, que está sendo instalada no lago do parque, é utilizada em baixas quedas para geração de energia e contribui para melhoria da fauna aquática e nível de oxigênio da água. A previsão de início de operação é no fim do mês de junho.

Fonte: ABRAPCH