Na última semana, durante evento de premiação do Programa de Certificação de Fornecedores da Copel GeT, foi divulgada a avaliação de empresas e organizações que mantêm um bom relacionamento com a Copel.

A Cia Ambiental recebeu o selo de fornecedor nível prata, um reconhecimento pelo trabalho de consultoria ambiental prestado no projeto da Usina Hidrelétrica Colíder, onde a empresa foi responsável pelos programas de resgate de flora e de controle de erosão na região de implantação, Colíder (MT).

Viveiro de plantas nativas implantado em Colíder (MT).

Com essa avaliação, passamos a ser uma das empresas privadas de consultoria ambiental a possuir o certificado de fornecedor nível prata da Copel Geração e Transmissão. Para o diretor da empresa, Pedro Dias, receber esse certificado de excelência coloca a Cia Ambiental em condições diferenciadas no mercado: “a confiança demonstrada pela Copel em nosso trabalho, transmitida por meio dessa certificação é garantia para as empresas, em especial as do setor elétrico, de que prestamos e forneceremos serviços de excelência a todos que necessitarem de nossa parceria na implementação de programas ambientais”, afirma.

O Programa de Certificação de Fornecedores da Copel GeT avalia com o nível prata os fornecedores que, com média frequência, participam de licitações e firmam contratos com a Copel GeT; atingem desempenhos muito bons no cumprimento de contratos; apresentam baixa taxa de descumprimento e têm bom relacionamento com a Copel GeT, participando eventualmente de eventos e respondendo pesquisas e avaliações.

Cia Ambiental e Copel

Durante o programa de resgate de flora, realizado para a UHE Colíder, foi também realizada a produção de mudas nativas para plantio posterior.

Resgate de flora e implantação de viveiro de flora nativa foram realizados para o projeto da UHE Colíder.

Através dos estudos da equipe da Cia Ambiental na região foram, ainda, descritos um novo gênero híbrido, três novas espécies e realizados 12 novos registros de distribuição geográfica de flora, sendo dois para o Brasil e 10 para o Mato Grosso.

Novos registros de espécies da flora para o estado de Mato Grosso (10)

Tovonita laurinda (Clusiaceae)

Tovomita calophyllophylla (Clusiaceae)

Aganisia fimbriata (Orchidaceae)

Coryanthes dasilvae (Orchidaceae)

Coryanthes macranta (Orchidaceae)

Epidendrum macrocarpum (Orchidaceae)

Epidendrum cristatum (Orchidaceae)

Sobralia bletiae (Orchidaceae)

Sobralia macrophylla (Orchidaceae)

Vanilla appendiculata (Orchidaceae)

 

Novos registros para o Brasil (2)

Macroclinium chasei (Orchidaceae)

Maxillaria aureoglobula (Orchidaceae)

 

Gênero híbrido novo (1)

×Cyclobotrya (Dryopteridaceae)

 

Espécies novas (3)

Cyclobotrya telespirensis (Dryopteridaceae)

Catasetum colidense (Orchidaceae)

Habenaria gracilisegmenta (Orchidaceae)

 

Programa de controle de erosão

No programa de controle de erosão, são monitorados 102 pontos em toda a extensão do reservatório da UHE Colíder (19.626 hectares), desde 2012, em uma área que totaliza 100.155 hectares.

O programa continua sendo realizado pela Cia Ambiental até 2022, gerando dados que permitem à Copel a implementação de ações preventivas e de controle da erosão na bacia hidrográfica formadora do reservatório.