Entre os serviços prestados pela Cia Ambiental estão o levantamento, o resgate e o monitoramento de fauna, o que inclui os grupos da fauna terrestre: herpetofauna (anfíbios e répteis), avifauna (aves), mastofauna (mamíferos) e da fauna aquática, composta por peixes, macroinvertebrados e comunidade planctônica.

Na última semana, a Cia Ambiental realizou uma campanha de monitoramento da fauna na região do Rio Iguaçu, no Paraná, onde foi levantada a presença de animais como a onça-parda (Puma concolor), o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) e a perereca-de-inverno (Boana bischoffi).

Gambá-de-orelha-branca

Tanto os estudos para levantamento de espécies presentes em determinada região quanto o monitoramento e o resgate dessas espécies podem ser realizados durante as fases de pré-implantação, implantação e operação de grandes empreendimentos. O resultado dessas atividades forma uma base de dados própria para a realização de programas ambientais necessários ao desenvolvimento sustentável.

Pegadas de onça-parda indicam a presença do animal na região monitorada.

Métodos

Os estudos e monitoramentos ambientais devem evitar, o máximo possível, intervenções nos ambientes observados. Para registrar e comprovar a presença de espécies da fauna são utilizados métodos como os registros auditivos, a procura visual, a busca por vestígios indiretos – como pegadas e alimentos mordidos -, armadilhas fotográficas (camera traps), captura em redes (no caso dos peixes), entre outros.

Exemplo de armadilha fotográfica. Câmeras ficam camufladas e são acionadas por movimento.