A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) foi contemplada, na noite da última quinta-feira (29/09), em Brasília, com o Prêmio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2016 – Categoria “Desempenho Ambiental”. O Porto de Paranaguá é o terceiro do Brasil em qualidade de serviços ambientais.

img_0254

Equipe da Cia Ambiental participou da conquista da Appa. Na foto, Giacomo G. Wosniacki e Bruno S. Guimarães, engenheiros ambientais e de segurança, Marco B. Ziliotto, diretor de meio ambiente da Appa, e Pedro Dias, diretor da Cia Ambiental.

Nessa primeira edição do Prêmio foram premiados três portos públicos que obtiveram melhor avaliação no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Antaq.

img_0252

Prêmio recebido – os Portos de Paranaguá e Antonina, com 24 berços de atracação e movimentação de cargas superior a 45 milhões de toneladas por ano, ficaram atrás apenas dos portos de São Sebastião, que possui um berço de atracação, e do Porto de Itajaí, com quatro berços de atracação.

O Porto de Santos – que possui infraestrutura e movimentação de cargas similar a Paranaguá – ficou na 10ª posição.

De acordo com o gerente de meio ambiente da Antaq, Marcos Maia Porto, entre todos os portos públicos avaliados no IDA, o de Paranaguá é o que mais evoluiu. Nessa avaliação, Paranaguá ficou com a nota 94,97, valor muito superior à nota 47, obtida em 2012, quando o porto paranaense estava na 26ª posição no ranking nacional.

“Paranaguá dobrou a nota do IDA de 2012 para cá, o que demonstra o avanço na execução das ações voltadas para o meio ambiente”, disse Maia Porto. Ele disse ainda que o Prêmio é um estímulo para a melhoria contínua da gestão ambiental nos portos brasileiros.

img_0253

Marco B. Ziliotto, Marcos Maia Porto, diretor de meio ambiente da Antaq, e Bruno S. Guimarães.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, atribui a evolução do desempenho ambiental ao trabalho de toda a equipe da Appa.

“Nos últimos quatro anos implementamos cerca de 40 programas voltados à conservação dos recursos naturais, melhorando a conservação da cidade, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente no Litoral do Paraná”, disse Dividino. “Este prêmio é o reconhecimento do trabalho que está sendo feito por dezenas de técnicos que atuam diariamente na área ambiental da Appa”, afirmou o presidente.

O IDA – O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) é um instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias. O questionário do IDA, de preenchimento obrigatório, é aplicado aos portos organizados desde 2012. Este questionário é composto por 38 indicadores, escolhidos com base em literatura técnica especializada, legislação ambiental e boas práticas do setor portuário mundial.

Entre alguns dos quesitos avaliados estão licenciamento ambiental, gerenciamento de riscos, planos de contingência, monitoramento e controle dos diferentes tipos de poluição, monitoramento da qualidade da água, segurança no trabalho, realização de auditorias ambientais, comunicação e ações socioambientais, a existência e estrutura de núcleos ambientais na administração portuária e outros.

40 PROGRAMAS EM QUATRO ANOS – Nos últimos quatro anos a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina registrou um avanço das ações voltadas à preservação ambiental da região litorânea.

Após décadas sem licenciamento ambiental, a Appa obteve a Licença de Operação do Porto de Paranaguá junto ao Ibama. Além da Licença, foram obtidas outras dezenas de licenciamentos ambientais, sendo os mais importantes a licença de dragagem do Canal da Galheta e licença de remodelação do cais do porto de Paranaguá.

A partir daí, foram implementados mais de 40 programas (com subprogramas) permanentes nas áreas de gestão ambiental, auditoria ambiental, comunicação social, educação ambiental, controle e proliferação de vetores, recuperação de passivos ambientais, gerenciamento de resíduos sólidos, gerenciamento de efluentes, gerenciamento de emissões atmosféricas, gerenciamento de emissões de ruídos, gerenciamento de água de lastro dos navios, monitoramento da qualidade das águas e dos sedimentos, monitoramento da biota aquática e determinação de bioindicadores, monitoramento da avifauna, monitoramento da atividade pesqueira, entre outros.

Atualmente, a Cia Ambiental é a empresa responsável pelos programas ambientais implementados na Appa.

Fonte: Appa

Fotos: Cia Ambiental