antoninasite2

Os estudos de impacto ambiental (EIA e RIMA) do novo trecho da PR-340, que dará acesso rodoviário ao Porto de Antonina, foram elaborados pela Cia Ambiental e serão apresentados na próxima quarta-feira (06/07), em Morretes. Essa será a segunda audiência pública realizada para a apresentação dos estudos. A primeira audiência aconteceu em 16/06, em Antonina, e contou com a presença de cerca de 500 pessoas.

audiência

Primeira audiência pública sobre os estudos ambientais do novo trecho da PR-340, realizada em Antonina.

Projeto

A estrada terá 10,3 quilômetros e será construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), ligando Antonina à BR-277. O trajeto inclui uma ciclovia em toda sua extensão e uma ponte sobre o Rio Nhundiaquara e áreas de manguezais.

O principal objetivo da construção do novo acesso é retirar veículos pesados das regiões centrais das cidades históricas de Morretes e Antonina, além de melhorar o acesso ao complexo portuário de Antonina.

antoninasite

Audiências públicas 

Coordenadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), as audiências públicas são realizadas para apresentar às comunidades a melhor opção de traçado para a nova estrada, as características do projeto e seus impactos ambientais, além de propiciar a coleta de opiniões e sugestões da população.

Após as audiências públicas, o IAP avaliará a emissão da Licença Prévia (LP), o que permitirá que o DER-PR contrate o projeto de engenharia e demais estudos ambientais necessários para a construção do novo acesso rodoviário.

A segunda audiência pública para a apresentação dos estudos ambientais acontece no dia 06/07, às 19h, no Theatro Municipal de Morretes (Rua Quinze de Novembro, 220).

Consulte aqui o EIA/RIMA sobre o novo trecho da PR-340.